Nação Baobab abre desfiles de maracatus

  • 03/03/2019
  • 0 Comentário(s)

Nação Baobab abre desfiles de maracatus

RADIO CULTURA WEB NO CARNAVAL PENA QUE AS TVS NÃO FAZ A TRANSMISSÃO AO VIVO DOS DESFILES DO  NOSSO CARNAVAL DA AV. DOMINGO OLÍMPIOS DEVE SER POR FALTA DE PATROCINADORES.

Nação Baobab abre desfiles de maracatus em 2º dia de apresentações na Av. Domingos Olímpio

Os maracatus seguem ocupando a Av. Domingos Olímpio, em Fortaleza. Neste domingo, os tradicionais desfiles que celebram a cultura negra já tiveram início na via. A programação contou com dois blocos abrindo as apresentações, nesta segunda noite de Carvanal, e terá continuidade com os grupos de maracatu. O primeiro deles é o Maracatu Nação Baobab, que encanta o público no local.

O grupo completa 25 anos de resistência e traz o tema “Na batida do tambor traz um canto de amor e fé à Mãe África”.

“Porque até negro tem que pintar o rosto de preto?” O sociólogo e professor Paulo Sérgio disse ter sido “convidado a se retirar” de um maracatu no último sábado porque se recusou a pintar o rosto de preto. Neste domingo, saiu representado como Exu no Maracatu Nação Baobab.

Professor Paulo Sérgio desfila representado como Exu no Maracatu Nação Baobab e questiona o chamado negrume, ato de pintar o rosto de preto para se apresentar na avenida Foto: Melquíades Júnior

A pintura de preto, como uma representação à ancestralidade negra, é ponto polêmico nos dias atuais. “Hoje não precisam mais negar que sempre existiu negro no Ceará”, afirma o brincante.

Premiação
Para o grupo de maracatus, a premiação da Prefeitura de Fortaleza é um troféu para o primeiro colocado, com a oportunidade de desfilar e competir no domingo no carnaval do ano seguinte. O prêmio em dinheiro é de R$3 mil.

Os quesitos de avaliação para os maracatus são: Porta Estandarte, Rainha, Balaieiro, Loa, Batuque e Fantasia; para Blocos e Cordões: Baliza, Porta Estandarte, Abre Alas, Letra e Música, Bateria/Orquestra, Fantasia

Programação Domingos Olímpio - 2º dia
Domingo (03/03):
17h: Bloco Adeus Amélia
18h: Bloco do Papelão
19h: Maracatu Nação Baobab
19h40: Maracatu Nação Pici
20h20: Maracatu Voz:es da África
21h: Maracatu Rei de Paus
21h40: Maracatu Nação Iracema
22h20: Maracatu Az de Ouro

informações da fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/online/nacao-baobab-abre-desfiles-de-maracatus-em-2-dia-de-apresentacoes-na-av-domingos-olimpio-1.2070843

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


 Locutor no Ar

AutoDJ

Programação Automática

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Gusttavo Lima

Gusttavo Lima - Final do Fim - DVD O Embaixador (Ao Vivo)

top2
2. Marília Mendonça

Marília Mendonça - SEM SAL (TODOS OS CANTOS)

top3
3. Vitor Kley

Vitor Kley - O Sol

top4
4. Anderson Freire

Acalma o meu coração

top5
5. Aline Barros

Ressuscita-me

Anunciantes